Numa
sala de espera, os ânimos vivem cabisbaixos. A senhora da recepção não condiz
com o espaço. Um andar privilegiado numa zona central. Tem um ar desligado, a
fazer lembrar um inevitável inanimado cadáver. O cabelo incomodado, revoltado
com o mundo em geral, com o vento que faz lá fora de forma bastante particular.
Os óculos grandes, pontiagudos. Negros com salpicos encarnados. As unhas aludem
ao carnaval bem carioca. E o perfume de cheiro duvidoso toma o ar de assalto. A
janela é grande, desafogada, de madeira velha. O vidro aos quadradinhos mostra
a rua. Ora acinzentada, ora pelo sol visitada. Na mesa de apoio, revistas sem
fim. Amores de uma vida, zangas e rancores. Felicidade eterna, mágoas de
ocasião. Verdades secretas, mentiras repetidas. Nas cadeiras corridas, uma
senhora de cabelos brancos lê José Luís Peixoto. Marca as páginas com uma
andorinha de cartão. Ri-se para as letras e deixa acreditar que as mesmas lhe
devolvem afecto. A seguir, uma miúda alourada, de sardas disfarçadas. De
ouvidos ocupados, o pé num desassossegado movimento ao serviço do ritmo.
Invento-lhe um intérprete, porventura, Chromatics.
Lambe os lábios e finca os dedos na perna. Logo depois, um casal. Ele é grande
e esconde os olhos com uns óculos de sol bem redondos. Ela é estrangeira e
sorri sem que o aparelho que traz nos dentes a incomode. Parecem cúmplices. As
mãos enlaçadas. Ainda, neste rol, um homem sisudo. De barba rija, anel no dedo
e o jornal desportivo no colo. Enquanto observo, divido a minha atenção entre o
ambiente da sala e o telemóvel. Faço de conta que trabalho. Afincadamente, pelo
menos. Quero-me enganar. Escrevo e torno a escrever. Recebo e dou de volta.
Invento que termino depois. Espero. De lá da porta, há-de vir, quero antecipar,
um bom conversador. Alguém que faz milagres. Daqueles terrenos e quase
palpáveis. Que dá aos outros o contrário da ilusão. Para reservar e preservar a
saúde do bem geral. Oferece ajuda. O tempo passa devagar. Continuo atento na
sala de espera. A senhora da leitura coloca a andorinha numa página ao acaso,
no lugar certo, e fecha o livro. Dá um suspiro, chegou ao final da história.
Percebendo o olhar furtivo de todos, desabafa que lhe incomodou. Foi sugestão
de uma amiga. O autor é bom, mas a história é pior. Afoito, aproveitei a
oportunidade e perguntei como era isso possível. Simpática, respondeu-me que o
autor é verdadeiro e escreve como se a conhecesse ou, simplesmente, se lhe
ouvisse o pensamento. Escreve, entre outras coisas, sobre a morte. Sobre a
vida. Ela respirou ao longo de toda a leitura mas, acima de tudo, humilhou o
compasso da mesma. Imitou uma apneia sem fundo. Faz sentido, disse-lhe eu. Não
faz outra coisa, devolveu. Não faz, posso garantir-lhe, senão bater-nos no
coração, continuou. E, se não minto, o coração quer acção e reacção. A massagem
é perfeita para isso, terminou. Ali, naquela sala ocupada, cheia de outros,
esta mulher de cabelo branco, chegou ao fim de um remédio. Bateu-se contra a
dor, a favor do amor. Morreu-lhe alguém. Não perguntei quem. Foi ali, ausente
de privacidade, que o amor voltou. O amor sobrevivente de alguém ausente. Dar
luta ao vazio para que o conteúdo volte. Mesmo que a luta viaje nas palavras
escritas. Na ficção em páginas. Na imaginação de outro. Já passam das onze.
Venha de lá, é a sua vez. Dona Helena, professora em tempos, actual
sobrevivente. Guardá-la-ei na minha mente.
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