5.5.15

Impulso de se (des)orientar.

O meu sentido de orientação, não raras vezes, falha. Falha-me e deixa-me, claro, desprovido de qualquer contra-argumentação. Não perco o norte, mas fico ligeiramente limitado no que ao espaço diz respeito. Não é tão flagrante ou limitador quanto possa parecer, mas agudiza a paciência. Faltou-me, se calhar, uma educação direccionada para o volume desnorteado de actividades ao ar livre, de bússola numa mão e mapa na outra. De calções curtos, botas nos pés, lenço ao pescoço e tudo o que faz parte da farpela. Até as meias subidas. Mas nunca quis. Aqui, nem posso justificar o desprendimento e a força com que me opus, com o meu lado beto. Que, tanto quanto me lembro, muitos deles andavam por lá. Mas um tipo tem outras prioridades e, vamos lá entender, nunca se perdeu. Como naqueles dias quentes, algures numa primavera em fim de tempo ou num verão em inicio de época. Quando teríamos uns quinze ou dezasseis anos. Em que pegar numas mochilas, umas roupas e enfrentar uma infindável viagem de autocarro não era senão aventura, camaradagem, partilha e festa por toda e nenhuma razão. Avançar, perto da noite, mato afora, na direcção da praia. Passar a noite na mesma até ao amanhecer. E, só nesse instante, perceber que, afinal, sempre perdi alguma coisa. Os meus calções de ganga, da marca preferida da altura que fazia justiça ao lado beto, haviam sido roubados. Por certo, haverá desgostos maiores. Não me perdi.

4 comentários:

  1. Engraçado este teu post!!!
    Não sei porquê conseguia imaginar-te como escoteiro...:)
    Mas se é a rebeldia saudável que te faz feliz, jamais poderá ser considerada como "perder"...algo mais que uns calções, embora aposto que na altura te tenha dado algum desgosto! :)
    Eu acredito na aprendizagem, seja ela em que tipo de "aventura" ou "partilha" ela seja, desde que de forma consciente e jamais por imposição....a imposição rouba-nos o sentimento de diversão e libertação que a situação ou actividade nos deverá proporcionar!
    Jamais te perderias.... tens as ideias bem no lugar!
    Beijinhos Real!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nos Entas,
      Obrigado. Pelo elogio às palavras e pela simpatia para comigo ;)
      Conseguias imaginar-me escoteiro? Porquê? ;)
      Sou a favor de uma certa rebeldia. Consciente, com certeza, mas que nos desafie e coloque sempre em dúvida. Os calções, enfim, espero que tenham servido alguém que precisasse deles bem mais do que eu.
      Precisamente, estou de acordo contigo. Aprender é fundamental, sempre e em qualquer fase da vida. De outra forma, não faz sentido. Como não faz sentido sustentar-se a educação e a aprendizagem na obrigação. Por certo, vai resultar, inevitavelmente, no contrário. Subtrais, ao invés, de somares.
      Beijinhos.
      Até já!

      Eliminar
  2. Bem, li a primeira frase e fiquei estupefacta com a afirmação. Raios, um gajo a admitir que não é um perito no espinhoso tema da orientação. Depois, continuei a ler e rendi-me às evidências. Afinal, ainda não é desta que vejo um ser do sexo masculino a confessar aquilo que parece ser o 'defeito' mais difícil de se confessar quando se é homem. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mam'Zelle Moustache,
      Nunca nada é o que parece :)
      Admito! Primeiro, que tenho essa desvantagem e contra ela não posso nada. Segundo, embora, admita essa fragilidade, ainda me custa assumir que, por vezes, demoro a chegar ao destino. Na verdade, prevalece o resultado final. Chego sempre. Mesmo que com alguns quilómetros a mais ;)

      Eliminar