17.10.14

Sala de espectáculos.

Se me perguntam, logo de manhã, se gosto do amarelo, o raciocínio quase me trai. Penso de menos. Arrisco um não. Contudo, não é a verdade. Salvo raras excepções. Como naquele dia, antes de subir para o comboio, antes de umas valentes horas de viagem, em que o sono nos deixa trôpegos, e chega quem se alimenta, no que ao vestuário diz respeito, da cor de que vos falo. Era, tal e qual, uma estatueta, das famosas que dão prestígio. As madeixas loiras de um cabelo naturalmente claro confundiam-se com o casaco que roubava espaço e atenção às calças. As calças, nada inocentes, caíam sobre os saltos altos amarelos. Ao lado, sorriam felizes duas malas. Ambas, bem sabemos, amarelas. Toldou-me, porventura, os pensamentos. Tanto que jamais me esqueci. Rouba-me as lembranças. Como quando estou numa das mais bonitas e privilegiadas varandas da cidade. E lá em baixo, a harmonia é, por demais, evidente. O amarelo dos eléctricos, tão tradicionais, e dos transportes que carregam gente, que tocam de cor os lábios da cidade. Se me perguntam, logo cedo, numa manhã como esta, se gosto de amarelo, sem remédio para o raciocínio, responder-lhe-eis, claramente, que sim. Aprecio o amarelo. E, ironicamente, a harmonia que proporciona ao todo.

5 comentários:

  1. Amarelo lembra-me casa...lembra-me a luz de lisboa e os seus electricos...mas se gosto de amarelo? Só no mundo mas não em mim =)

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Nada,
    Precisamente. Se me lembro de gostar de amarelo, é porque desde sempre me lembro dos eléctricos e de uma Lisboa (que tanto adoro) cheia de luz. Luz essa, sempre tão gabada. Depois, posso facilmente negligenciar esta cor, embora, deva assumir, guardo uma peça ou outra ;)

    ResponderEliminar
  4. Raquel,
    Eu aprecio o amarelo. Mais do que posso, eventualmente, dar a entender no meu quotidiano. Aliás, amarelo nos outros, genericamente, é um estímulo e testemunho de boas vibrações.
    Do que te vou conhecendo, terias de ser adepta deste tom :)

    ResponderEliminar