26.11.14

Em diferido. #23

Dar e possuir vida - Presta atenção ao que te digo. Esse vaivém em que ficas quando visitas o que alguém expõe, não acrescenta nada de novo à tua interpretação das telas. Complica-te, desde logo, as ideias, depois as sensações e os sentimentos que possas, porventura, adquirir enquanto desfocas o olhar e a atenção, quando pretendes o inverso. É bem mais difícil conheceres a raiz e a matriz deste autor. Nem te apercebes dos tons, das texturas, no fundo, dos materiais, da obra. Puxa uma cadeira, encosta-a à parede ou coloca-a no centro da sala. E, então sossegado, permite-te admirar. Não há cadeiras? Claro que não. O espaço é, propositadamente, clean e destaca a obra. Não há cadeiras? Bem sabemos que não. Distancia-te do vaivém em que ficas quando visitas a manifestação da produção intelectual de alguém. E aproveita. Puxa da imaginação. E, se preciso for, senta-te na cadeira composta pela criação, no chão. Em frente, o tal objecto artístico. Aproveita o privilégio de habilitar o conhecimento.

2 comentários:

  1. Oláaaa :)
    Venho aqui e dou logo de caras com este maravilhoso texto!!
    1º Li com "olhos meio mente sexy" e não posso reproduzir aqui o que me saltou à vista... posso?? hum.. é melhor não!! ;)
    2º belissimo texto.. a beleza da interpretação pelos nossos olhos e pelos outros, o que se procura e o que se encontra, ou não! é mesmo assim....
    Beijinhosss e respondi!! ;)

    ResponderEliminar
  2. Boas! :)
    Agradeço, sempre, as tuas simpáticas palavras.
    Podes, com certeza. Deves, sempre que sentido, explanar toda a tua visão sobre o assunto.
    A segunda, igualmente pertinente. Mas não esqueço a primeira :)
    Beijinhos.
    Até já!

    ResponderEliminar