30.12.14

Rapsódia do ano velho.

Perguntaram-me se sonho alto. Se tenho um patamar. Imitei um pensamento esquecido. Fiz uma rapsódia de ideias. Não esgotei o tempo. De impulso, respondi que depende da acústica da sala. Depende dos decibéis que se soltam. Cabal hipotético, o estojo dos sonhos. Depende, sempre, do ambiente. Se castra por inteiro, se excita o âmago. Se tens posição, se não repetes a batida. Sonhar, assim, sem pontuação, porque a dispensa. Sem posto de honra para a guilhotina. Sem ponto final. Não julga a elasticidade. Sonha. Cuida a insistência. Devaneia. Até à salvação. No retrato do novo ano, está alguém a ler o jornal do dia, as notícias baralham os nomes, mas não mudam para melhor. As crónicas azougadas, mas a desculpa perfeita para encarar o que não dizem. Falar por falar, não esconde o olhar. Das lembranças, confirma que com o dia nasce o sol. As massas correm aos saldos. Aconchegando o pescoço, estão os cachecóis. No calçado, assalta a questão de sempre, a dúvida fica pelos sapatos luzidios, os ténis de marca ou os botins de pele. Numa roda-viva, a ambição e as perspectivas. Além Tejo, um pedido de casamento. Ao lado, pousa o cigarro que se gasta, fumegando. Ao ouvido, os amigos à conversa, enquanto a mão esconde a maçã. A ponte procura ligar pessoas. A música que agrada está desinteressada da segurança da lista de lugares. Os transportes públicos entram, desavisados, pela cidade. As pingas da chuva escorrem vidros abaixo. Os pequenos e grandes furtos são amigos da miséria. Os aviões perdem-se de vista. O futuro procura uma saída. As verdades, que são meias, servem desculpas. É, por isso, uma metamorfose invertida. Se as há. Mundo, num ciclo. O tempo voa. Vem aí um novo ano e com ele, espero, outros caminhos. Porque saquear o que fica, sem oportunidade de voar, é cobardia. Ano novo, assim seja. Um ano feliz e com aconchego, é o desejo.

4 comentários:

  1. E foi dos que mais gostei de ler =). Sonha alto...e tem um ano com planos e aventuras pela frente. Tudo de bom*

    ResponderEliminar
  2. Que o Sonho se transforme em realidade!!
    Que a vida te traga Felicidade e Riqueza...não falo da financeira, mas da que realmente nos enche o peito!!
    Feliz ano Real!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Nada,
    Obrigado, sempre! Pela visita e pelas palavras sempre pertinentes. Tantas vezes, o mote para outras questões. Ainda que, desassossegadas, somente, na cabeça.
    Um ano de concretizações, ideias sem sossego e um sem número de novidades, todas as que consigas agarrar. O melhor!
    Um beijo

    ResponderEliminar
  4. Nos Entas,
    Gosto de te ler, bem sabes.
    Agradeço. Muito.
    Vou fazer por não me esquecer. Pelo menos, que o sonho não tem medida. E, em existindo, é a real. Ainda que, seja maior que a sala.
    Nem eu esperava outra riqueza, que não essa. Brinco ;)

    Um ano tão portentoso e feliz quanto a tua alegria! Para ti e para o grande Mini.
    Beijinhos.
    Até já!

    ResponderEliminar